Espinhaço #4

Para variar... SIM... Para variar o espinhaço vai para isto:


E caso se se sentirem confusos refiro-me à pergunta de hoje no questionário do Portal Sapo e às respectivas    hipóteses de resposta.
Eu tinha jurado a mim mesma que não iria entrar por estes caminhos idealistas e tortuosos. Sei que posso ser muito desagradável. Mas a minha ideia é bem simples. Levo esta forma de manifestação muito a sério. Primeiro, pelo respeito pela própria musica, pelo Grande Zeca Afonso e pela simbologia histórica que tem. Esta música é luta! Esta música é Povo! Esta música é mensagem!
Segundo, é com profunda tristeza que vejo esta música ser usada como forma de protesto. Não pelo facto de ser usada, mas pelo facto de ter que se recorrer a ela. Porque é a prova estamos num retrocesso governamental, histórico e conjuntural. Direi mais, estamos a ficar pior do que éramos quando esta música foi criada... Julgo. Não pela repressão da PIDE ou pelo Outro Senhor (designação dada para aquele que não se quer dizer o nome - isto parece muito Harry Potteriano), mas pela inactividade, pela passividade e pela desconsideração pelo pouco povo que ainda relembra, através do entoar deste grande tema, que  o Povo é quem mais ordena e é quem decide, e que unido é uma força intransponível.
Terceiro entristece-me as reacções dos destinatários desta forma de manifestação. Ou fazem piadas, como foi o caso do Sr. Primeiro Ministro, que ri e sai-se com uma deste tipo: "... das formas de manifestação, esta é a que revela mais bom gosto." E dito isto é aplaudido na Assembleia da República. Ou o Sr. Ministro de Estado, Miguel Relvas, rei das equivalências, que tenta fazer uma de Nuno da Câmara Pereira e acompanha muito mal a cantoria. Este "brincar" não me agrada, como que a fazer piada desta situação. E acho que não pode agradar mesmo, porque vivemos uma época de desagrado e desrespeito. 
Mas de todas as formas de manifestação qual será a propositada??? A manifestação está contemplada por direito!!! Mas se não podemos fazê-lo onde a nossa vida como nação é decidida???
Enquanto se apaziguar as armas... a única manifestação receada não acontecerá outra vez.... na minha opinião. Porque isto já não vai lá à conversa e educação.

Com o devido respeito que lhe é merecida:



Comentários

Mensagens populares