Nova moda - Jejum Intermitente

 

Deve ter sido o livro que li mais rapidamente. Porque é fácil e rápido de ler, tem quadros e gráficos em que nos focamos apenas na informação que nos interessa e porque parece conversar connosco.

Não sou muito de comprar livros de auto-ajuda (se é possível considerar este livro como tal) mas de facto ajudou-me a perceber muita coisa.

Claro que isto vai muito de como a nossa cabecinha e determinação processa a informação e arranca com unhas e dentes para o objectivo.

Como estou numa fase da vida, e idade, em que não estou lá muito confortável na minha pele e preciso de perder 20kg (tendo perdido 10kg antes da pandemia e voltado a ganha-los durante a pandemia) o desespero já vai naquela do estou por tudo.

Sendo matriarca de uma familia de 5 (a contar com o cão) e em que as crianças não são receptivas a grandes imaginações gastronómicas com a agravante do namorido gostar de comer alarvamente e cozinhar muito bem... (suspiro).  Digamos que não fica fácil e quando te dás conta... Toma lá obesidade morbida. Só o nome assusta.

O que vai valendo é que a minha gordura é democrática ao ponto de se espalhar irmanamente por todo o corpo, até aos dedos das mãos e dos pés o que ajuda quando não estou para subir para cima de uma balança. Vou checando pelos aneis e pelos sapatos.

Acerca do interior do livro, aconselho a ler para quem tenha alguma curiosidade acerca do assunto e aviso desde já que não trará muitas novidades acerca de como deve ser a alimentação e o exercício físico (não há milagres) mas a nível clinico e estratégico é muito bom. Aliás, até nem custa muito visto que grande parte das horas em que não comemos estamos a... Dormir. O que para mim é perfeito, é um 2 em 1. Estou a tentar seguir um plano faz muito pouco tempo e a dificuldade não é muita. Com o Jejum posso bem, o problema mesmo é o que levo à boca e o facto de conseguir fazer um plano de exercício fisico estável e continuado ser muito dificil.

De resto, a nível clínico e cientifico há argumentos que até me fazem algum sentido. Mas não sou médica. Até pode ser banha da cobra mas a mim parece bem.

A única coisa que descarto deste livro são as receitas. Receitas com ingredientes que não encontro com facilidade e que muito menos vão ser comidos pelo pessoal de casa são para esquecer.

O que trago comigo no tlm: uma foto do grupo de alimentos que devemos comer e com que regularidade. Ajuda imenso, para além de algumas directrizes que já me foram dadas por uma nutricionista.

Em suma, se estão na dúvida em comprar mas estão curiosos... SEM MEDOS. Podem ler à vontade.

Comentários

Mensagens populares