REGRESSO às aulas

Epá!!!! Realmente aqui o SemEspinhas está praticamente morto. Mas não. Por isso não lhe façam já o enterro porque apenas ando numa looooonga caminhada pelo deserto duro e massacrante que é a vida de uma tipa com duas crianças, um cão, duas gatas e um parceiro... Mais trabalho em casa e fora dela.
E o que me fez voltar??? Uma saudade imensa e uma necessidade de deitar cá para fora uma série de pensamentos analíticos na vertente BBC vida selvagem, comportamental, social e psicopata que me rodeia.

Tantas, mas tantas vezes que tenho muita peninha de não ter uma ligação directa e instantânea entre os meus pensamentos e observações mais inusitados e o SemEspinhas.

De qualquer forma gostaria falar do regresso às aulas, e consequentemente o regresso às reuniões de Encarregados de Educação.
Este é um mal que aflige quem tem filhos em idade escolar e, julgo, que só nos deixamos destas coisas de ir às reuniões quando os putos entram na faculdade ou então decidem ir trabalha. ESPERO. 
Então o que acho de interessante nestas reuniões? 
1) A portaria da escola: Faz parte do ritual de praxe que antes das reuniões haja um ajuntamento de EE junto ao portão da escola (faça frio, chuva ou calor) para que haja logo um reconhecimento dos vários tipos de EE de educação, dos que vão às reuniões, porque há os outros que estão a marimbar-se para aquilo e nem se dão ao trabalho e há aqueles que preferem ir à hora de atendimento do Director de Turma, sempre conseguem baldar-se umas horas ao trabalho, lixar a hora de descanso do DT e fugirem à tortura que é o rol de questões que são expostas durante a reunião colectiva. Mas em relação a isso, JÁ LÁ VOU.
Normalmente na portaria há um guiché onde permanece uma auxiliar que informa quando os EE podem entrar e em que salas são as reuniões. Pergunto onde é a reunião do meu educando ao que a Sra-com-ar-de-guarda-prisional-com-um-feitio-pior-que-sei-lá-o-quê responde: "Só um momento sff..." e continua a ver o feed do FB (como se eu não estivesse a ver mas não adianta nada eu estar a mandar vir porque só vou entrar quando ela mandar) até que depois de terminar lá procura muito pausadamente a sala e me informa.
2) Um comportamento interessante relativamente à espera de entrar ao portão da escola é a forma como os EE se relacionam. Há aqueles que se conhecem desde sempre que estão na actividade e cumprimentam-se fervorosamente e falam das férias e perguntam como estão todos lá em casa e combinam saidas para miúdos e festas de pijamas antes de saber se os putos querem a cena. Há aqueles que se conhecem e se cumprimentam à distância porque os miudos já não andam na mesma turma ou porque simplesmente não houve convites de festas de aniversário. Por último há os estreantes que sabem mais ao menos ao que vão, ou julgam que sabem.
3) Já dentro da sala de aula segue-se conhecer o Director de Turma. Isto do director de turma é o mesmo que ir à quermesse por mais rifas que compremos nunca saberemos o que nos vai calhar. Ora pode sair um cão dalmata de loiça, ou um gira-discos vintage que até trabalha.
Já me calhou umas amostra engraçadas. Desde a DT que provavelmente tinha um desejo íntimo de seguir one stand comedy mas não tem piadinha nenhuma e ainda por cima tem a mania que é má e porreira ao mesmo tempo. Também já aconteceu ter uma DT 5* que realmente sabe gerir conflitos com muita diplomacia e educação e, mais importante, ter uma influência muito positiva nos alunos e até se preocupa com os putos. Este ano estou para ver o que me calha na rifa, que isto só com a apresentação ainda não dá para tirar a estampa.
4) Ordem de trabalhos: O POWER POINT com as diretrizes, regulamentos, informações, calendários e afins... Tudo coisinhas que só têm interesse quando se é estreante nestas lides mas se não andar na lua já está a par de metade das coisas. No patamar em que me encontro, se entro na sala e vejo luz acessa para o quadro didáctico da sala já estou com vontade de fugir ou de cortar os pulsos e sei que vou perder anos de vida ali dentro.
A PAPELADA: é infindável o número de assinaturas em inúmeros papeis e formulários que se assina nestas reuniões - folha de presença, folha de contactos, folha que confirma que os dados da matrícula estão bem, folha da associação de pais, actas, autorizações. Parece que estou a comprar casa a recorrer crédito ao banco ou estou numa de Cristiano Ronaldo a distribuir autógrafos.  É QUE JÁ PENSEI EM FAZER UM CARIMBO.
A DISCUSÃO DE ASSUNTOS INCLUINDO A ELEIÇÃO DO REPRESENTANTE DE ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO: Aqui é que é mais dificil suportar. Aquelas perguntas dispensáveis e comentários fora de contexo mais as conversas paralelas que, com toda a certeza, o DT tem vontade de pegar no apagador do quadro e mandar contra as trombas de quem está a destabilizar a reunião e gritar:"VOCÊS SÃO PIOR QUE OS PUTOS CA$%&/"HO!!!". Aqui eu já desespero e lá mando umas chalaças para que a coisa retome aos carris. A eleição é como tudo na vida. Se houver voluntários porreiro. Se tiver de haver votação é mais umas horas e mais umas quantas discussões em que só apetece espalhar bofetada.

TERMINUS DA REUNIÃO: Finalmente lá se lembram que têm os putos em casa cheios de fome e lá a reunião termina e a pressa é mais que muita e o alívio também. 



Comentários

Mensagens populares