Buying the Stairway to Monday!!!

Nada melhor como começar a semana com um evento bem supimpa e ir ver e ouvir uma das bandas de referência mundial do Heavy Metal e que amo de paixão. A oportunidade surgiu e aqui a menina agarrou com as duas mãos!!!! e lá rumei eu para o El Corte Inglês toda fresca e fofa.
O evento tratava-se de uma projecção de um filme documentário dos Led Zeppelin que consistiu num desfile de malhas da banda em diversos concertos. Ao que pareceu a coisa contou com o apoio da M80 e tinha como anfitriões Nuno Galopim e dos “Led On” (Paulo Ramos, Mário Delgado, Zé Nabo, Alexandre Frazão e Manuel Paulo) que farão a apresentação do documentário."
Anfiriões, nada!!!! Mas para compensar assistiu-se a loop interminável de um Sketch da M80 onde entrava um tijolo, uma bola de espelhos, um casal apaixonado e dois temas de Roxette que me deixaram com uma vontade tremenda de cortar os pulsos e o meu nervo de estimação localizado na pálpebra do olho esquerdo prestes a accionar.
Eis que a música pára e o loop passa a cinema mudo e a certo momento as luzes apagam. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Let's ROCK!!!!
O desfile começou com "Communication Breakdown" e apartir daí não parei na cadeira!!! AAAAAAAA aquele som!!! Aquelas imagens dos concertos!!! Ver aquela malta e ficar roída de inveja porque por mais que queira nunca irei ver Led Zeppelin ao vivo e vou ter sempre que me contentar com os álbuns remasterizados e Dvd's de concertos e bandas de tributo. E viajo para aquele tempo de grandes gadelhas, decotes até ao umbigo (nos homens, porque mulher com esse tipo de decotes só mesmo nos dias de hoje), mulheres às cavalitas dos namorados (ou não) de soutien ou sem ele, calças à boca de sino bem largas nos sapatos mas muito apertadinhas e gastas no abono familiar que de tão apertado as bolas são separadas do resto num regime rígido de aparthaide. 
A influência do Blues, rock negro para mim é flagrante e quem não tiver a mesma opinião que eu paciência. Para mim foram e serão uma banda à parte. São o breakthrough para uma nova era de electricidade e peso. Os pais do Heavy Metal e doMetal que ouvimos hoje. Começou tudo com eles e com outros tantos como Black Sabath, Dio e Deep Purple. Aliás, não fosse Led Zeppelin o tributo a esse peso.
Reza a lenda que O nome Led Zeppelin surgiu graças a uma ideia de Keith Moon, do The Who que, achou que a banda tinha um som pesado e voava como um zepelim de chumbo. O dirigível criado pelo inventor, o conde alemão Ferdinand Led Zeppelin, que lhe deu o seu nome e que nos voos de ensaio caíam no Reno e largavam grande quantidades de hidrogénio deixando todos com uma grande pedra. Daí a associação do ataque pesado do Led Zeppelin ao ataque pesado da banda britânica ao rock conhecido até à data. Formada em Londres em 1969 pelos guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant, o baixista e teclista John Paul Jones e o baterista John Bonham atacaram a sua cidade e o resto do mundo com o seu som pesado.
Enfim, se quiserem saber mais há o site oficial da banda. Pesquisem!!! Foi com surpresa que ouvi uma malha que não conhecia (toma lá para aprenderes) e que é divinal de simples que é. "Going to California" já faz parte das malhas a ter sempre comigo no telemóvel para ouvir quando quiser à hora que bem entender.
Das poucas coisas que me ocorreram pela mente enquanto aproveitava aquela oportunidade deliciosa eram que a semana não poderia ter começado da melhor maneira e que a geração dos meus pais só não ouviam boa música porque não queriam e porque Salazar não deixava. Ainda tive o privilégio de ouvir os vinil da banda que o meu pai de forma sorrateira trazia na mala quando era marinheiro embarcado, mas que infelizmente não beneficiaram do mesmo salvamento que os que tenho lá em casa porque sucumbiram às modas de dona de casa da minha mãe que insistia em ter a sala feita numa floresta de plantas domésticas e numa rega mais generosa morreram afogados.
Foi um privilégio. Muito obrigada a quem tenho de obrigadar (ao deafener da SFTD Radio)

Fica aqui a lista de músicas que foram compiladas no documentário que serviu de apresentação para o 
Classic Live LED ZEPPELIN que estará nas salas de cinema:

1 "Communication Breakdown" (from Royal Albert Hall – 9 January 1970) 
2. "Bring It On Home/Bring It On Back" (from Royal Albert Hall – 9 January 1970) 

3. "Immigrant Song" (from Sydney Showground – 27 February 1972) 
4. "Black Dog" (from Madison Square Garden – 28 July 1973) 
5. "Misty Mountain Hop" (from Madison Square Garden – 27 July & 28, 1973) 
6. "The Ocean" (from Madison Square Garden – 27 July & 29, 1973) 
7. "Going to California" (from Earls Court – 25 May 1975) 
8. "In My Time of Dying" (from Earls Court – 24 May 1975) 
9. "Stairway to Heaven" (from Earls Court – 25 May 1975) 
10. "Rock and Roll" (from Knebworth – 4 August 1979) 
11. "Nobody's Fault but Mine" (from Knebworth – 4 August 1979) 
12. "Kashmir" (from Knebworth – 4 August 1979)
13. "Whole Lotta Love" (from Knebworth – 4 August 1979)


Para mim, pessoalmente, falhou por faltarem duas musicas lindíssimas. São elas:


e





Comentários

Mensagens populares