Advento

O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
É a atura em que todos tiram as árvores de natal, montam e enfeitam todos felizes e contentes e postam no Facebook para ver quem tem a árvore mais bonita, quantos likes vão ter e quantas selfies vão postar com a árvore. Como é que eu sei? Ora... vejo e também o faço. E os dias que se seguem são de completo boicote a grandes limpezas à divisão onde a árvore foi plantada e se houver animais de estimação, principalmente gatos e cães, haverão mais selfies a serem publicadas e em que se publicitará que não há casa mais louca e divertida como aquela do gato no topo da árvore e do cão que fez do canto do natal em frangalhos.
Andamos todos loucos à procura de prendas ou a dar em loucos com a quantidade de brinquedos e coisa e coisinhas que se vendem e se compram com o pouco dinheiro que não sobra da Troika para ter alguma coisa para mostrar dar neste natal. As pessoas correm nas lojas e nem se olham e as musicas nos supermercados e centros comerciais são mais do mesmo, seja em pan pipes, gospel, flautas, metais e guizos, bandas sonoras de filmes de comédias românticas alusivas à época. É a loucura.
Andamos até à noite santa em modo bem comportado e as chantagens para os miúdos se portarem bem e tirarem boas notas ganham força. E eles, que remédio, tentam ao máximo da sua força estás à altura de ganhar pelo natal todas aquelas coisas que listaram ou assinalaram nos catálogos de natal dos hipermercados deixados na caixa do correio SÓ para ajudar o Pai Natal.
Das prendas que mais quis receber pelo natal e/ou para o aniversário foi um canito para brincar e fazer-me companhia. Daqueles que fazem as árvores de natal em frangalhos e que cagam e mijam a casa toda. Mas não recebi. Nem em criança, nem depois de crescida e de tão formatada que fiquei, mesmo depois de independente e por minha conta e risco, não tive coragem ou oportunidade para trazer um amiguinho de 4 patas cá para casa. Fui arranjando alternativas e outro tipo de animais. estou com um saldo de duas gatas antagónicas e um casal de periquito.
Porquê? Poderão perguntar. Talvez andasse ocupada demais, não tenho muito tempo, não concordo em ver os cães presos por trelas e em varandas a ganir o dia inteiro. Tenho a ideia que quando trazemos um animal para dentro do lar ele passa a fazer parte do mesmo. Ultimamente tem sido ponto de discussão com o autocolante por causa das gatas. Acabámos por arranjar um sistema que vai resultando.
Mas esta vontade/desejo de avançar para o canito está a crescer o que fez com que ande mais atenta aos nossos melhores amigos. Sempre disse: "Querem devoção e lealdade a 100%??? Arranjem um cão!" E tem-se revelado numa verdade irrevogável. 
O que esta atenção revelou? O que se sabe. Que há muito animal abandonado, que há muita gente que entrega o seu tempo e devoção a estes animais para compensar o mal que muitos lhes fazem ao imaginar que a dar um cachorro pequenino, fofinho e peludinho aos filhos no natal estão a dar peluches. E é tudo lindo nessa noite em que são os maiores e melhores pais do mundo e a satisfação vai diminuindo à medida que os canitos vão crescendo e as suas cagadelas e poças de mijo também. Que há muita gente que investe 1000 euros ou mais num casal ou num cão de raça com pedigree e LOP (seja isto o que for) para fazer criação e vender com vacinação, chip, desparatização e mais outra coisa qualquer e assim montam uma linha de montagem em que o macho é um montador profissional e a fêmea uma máquina parideira. 
A indústria dos animais de companhia é um mundo maravilhoso, faz-me lembrar a as condições de trabalho e outras situações macabras que existem em lugares temáticos encantados que servem para nos vender mundos de sonho.

Enfim... O natal é lindo... 
Fica a dica...

Comentários

Mensagens populares