Tokyo 2020 vs Desporto escolar
Portugal conseguiu, graças aos seus atletas, 4 pódios e 15 diplomas.
Este sucesso veio trazer à tona a questão do desporto escolar. Sendo mãe de um adolescente que participou no desporto escolar de uma forma muito ao de leve fico com a ideia que poderão haver condicionantes para que o desporto escolar faça realçar alguém extraordinário. A minha leiga ideia é que os estraordinários, na grande maioria, realçam-se através de investimentos: dos pais, dos clubes e do pessoal atento. E a exemplo disso temos o Cristiano Ronaldo que jogava no Clube de Futebol do Andorinha de Santo António e graças a um olheiro atento conseguiu ir parar ao Sporting.
Mas isto para dizer que para melhorar o desporto escolar talvez seja necessário melhorar o sistema escolar e o ensino. E aí a porca torçe o rabo.
A ideia que tiro, é que para que o conceito funcione tem de haver a santissima trindade: o desporto, a escola e o poder local.
Sabemos que os deportos variam de popularidade consoante a área/região. Por exemplo: Torres Vedras - ciclismo, Alhandra- triatlo, natação e canoagem, Surf nas zonas costeiras, Hipismo - malta de bem e com dinheiro.
Se o desporto é da escola (por isso ser Desporto Escolar) porque razão a escola não o integra nos horários em vez de remendar nas horas de almoço e com dispensas de minutos de aulas para poderem participar? (Sim isto já aconteceu e talvez ainda aconteça).
Penso que todos ganhávamos se quem determina os conteúdos programáticos fizesse uma limpeza no sentido de analisar o que realmente IMPORTA. E elaborar conteúdos que os façam aprender a pensar, compreender em vez de empinar a matéria.
Depois disso seguia a revolução dos horários escolares (outro trinta e um). Cada vez mais os miúdos são obrigados a estar 10h ou mais nas escolas porque os pais precisam de os ter em algum lado enquanto trabalham as 8h diárias, ou mais, sem contar com o que gastam para ir e voltar do trabalho.
Então a minha sugestão é:
- Os putos têm aulas até às 15h30, depois disso e até às 18h30 o tempo é dedicado ao desporto escolar e outras actividades. porque pelo o que sei só vai para o desporto escolar quem quer e obrigar não leva a lado nenhum. É obrigado a escolher.
- Para além do desporto escolar determinar outras actividades: Teatro, laboratórios/oficinas científicos, leitura, escrita, fotografia, horta escolar, ambiente, discurso argumentativo, pintura, artesanato, informática e tecnologia, música, rádio, televisão, cozinha, pastelaria, o que seja.
- A escola em conjunto com as associações de pais e o poder locar (através dos pelouros correspondentes) trabalharem em conjunto no sentido de articular estratégicas para que os miudos possam ter acesso às áreas em questão e até mesmo (porque não) contribuirem para a comunidade de forma cívica.
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