Dia mundial da consciencialização do Autismo
Hoje assinala-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo e essa consciência só se adquire quando é directamente relacionado connosco sejas pai, mãe, família chegada, terapeuta, professor ou vizinho/a.
Até estar a braços com esta realidade ela parece distante, mas é real. Pode ser subtil, dura, profunda, cansativa e desesperante mas isso depende muito da maneira como ela nos impacta.
O mais importante, na minha opinião de mãe de um menino com perturbação do espectro autismo, é não julgar. Há muito julgamento inconsciente e involuntário que para nós os pais é como facadas e que nos magoam muito. "A criança é mimada." "Ainda não fala ??!!" "A criança é muito parada!" "A criança é muito agitada!" "O miúdo é um terror, não se consegue fazer nada dele!!" (Esta era a frase que ouvia do antigo colégio do meu Arturista antes de ele frequentar a escola pública). Mas depois aprendemos a viver com isso até ao ponto de ser algo natural de lidar.
A consciencialização é simples para quem é alheio a esta realidade. Basta NÃO JULGAR E RESPEITAR porque são crianças, jovens e adultos que têm as mesmas necessidades, direitos e deveres mas têm mais dificuldades. E essa tealidade é extensível a quem os acompanha de perto.
Deixo aqui um link para que se compreenda mais esta realidade
Comentários